Como conseguir parcerias com lojas: parcerias para blog, Instagram etc

Todo mundo que começa um blog e ele começa a crescer um pouquinho, já pensa logo em conseguir parcerias. Mas muitas das vezes não sabem como. Se você é esse tipo de pessoa, que quer crescer seu blog, conseguir parcerias e não sabe como, esse post é para você!

Bom, desde que eu comecei a postar os meus recebidos por aqui e no meu Instagram, eu recebi muitas mensagens perguntando como que fazia para ganhar coisas "de graça". Então resolvi fazer esse posta para esclarecer todas as dúvidas e responder todas as perguntas que, geralmente, me fazem.

Primeiro, que não é DE GRAÇA. A gente recebe os produtos e não gasta um centavo? Sim, mas não quer dizer que seja de graça. Nada é de graça no nesse meio, as lojas não são suas amiguinhas, as lojas estão sempre buscando um meio que faça com que elas sejam vistas e nada melhor do que enviar produtos para pessoas "influentes" na internet, não precisa ter milhões de seguidores, pode ser até 1.000 seguidores, desde que aja engajamento em suas redes sociais.

Mas como funciona, então?


Bom, as marcas te enviam produtos - geralmente, a gente mesmo que escolhe.- assim que esses produtos chegarem, você vai mostrar em suas redes sociais, seja blog, Instagram, Facebook, não importa qual seja, o importante mesmo é você mostrar.
Quando a gente faz isso, os produtos que a gente recebe passa a ser muito mais do que um "recebido" e sim um pagamento. Mas por quê?

Pensem comigo: O que é melhor, pagar por uma empresa que faça todo o marketing da sua marca que custaria alguns mil ou enviar alguns produtos de até $200 (e quando liberam esse valor, costuma ser bem menor!) para uma pessoa com bastante seguidores?

Não responda, só pense!

Agora que você entendeu mais ou menos como funciona, sabendo que nada é de graça, vamos continuar.

- Como fazer com que as marcas me achem?

É muito difícil a marca esbarrar com o seu conteúdo, gostar e entrar em contato direto com você. Vou confessar que em todas as minhas parcerias, não foram as lojas que entraram em contato comigo. É claro que isso pode acontecer sim, mas como eu disse, é muito difícil. 
Mas então, como que faz?  Simples, se a marca não vai até você, VOCÊ vai atrás da marca.
Sim, isso mesmo. Não precisa ter vergonha, se é isso que você quer, vá atrás.
Mande e-mail para as empresas, esclareça o que você quer, mostre que tem interesse em ser parceira da marca, de ajudar a marca a crescer. Fale sobre você e de seus interesses tanto com a marca quanto com o seu blog, o seu trabalho.

Pode ocorrer de você levar alguns "não", mas não desista. Veja o que eles falam e leve como aprendizado, como uma dica do que você precisa melhorar e faça. Isso aconteceu comigo, levei muitos não e vi no que eu precisava melhorar, no caso busquei crescer minhas redes sociais e mudei os conteúdos do blog e deu certo. Então, não desista.

- Depois do SIM, o que fazer?

Existem 2 tipos de parcerias:

1- Por permuta:
As lojas pedem para você fazer posts em suas redes sociais e em troca elas te pagam um valor. 
Não é ruim, tem lojas que pagam por post até $3 (dólares). Mas não é o tipo de parceria que eu gosto. E não confio em quem faz posts por permuta, porque as pessoas manipulam. Fazem resenhas de produtos falando que é maravilhoso (sendo que é uma bosta!) sem ao menos testar e nós, leitores/seguidores, caímos feito patinhos.
Mas não é um tipo de parceria ruim, dá para tirar uma graninha.

2- Recebimentos de produtos para divulgação:
É o tipo de parceria mais comum e o tipo que eu costumo fazer. Eles nos dão um valor de até $200, dependendo da loja, e você pode escolher o que quiser no site dentro desse valor. Geralmente, o frete está incluso nesse valor, ou você pode pagar por fora, se quiser. Depois que os produtos chegarem, você tem um tempo que eles estipulam para que você possa testar e publicar em suas redes sociais.


- O que devo enviar para eles?

Agora que você sabe, como funciona, como fazer e quais os tipos de parcerias, vamos ao o que você deve enviar.

O contato com a marca é extremamente importante. O modo com o que você vai entrar em contato,  o que vai falar, importa muito para que a marca feche uma parceria com você.

Antes de enviar o e-mail, você tem que ter em mente o que vai falar. Então você tem que colocar em um papel, tudo sobre você, sobre o seu conteúdo, os seu seguidores e o que você quer "em troca".

Aqui vai um exemplo:

"Olá, meu nome é ..., tenho ... anos e moro na cidade tal do país tal. Tenho um blog onde abordo assuntos tais como (moda, beleza, make, esportes, viagens....) e tenho ..... seguidores. Tenho muito interesse em crescer profissionalmente e gostaria de propôr uma parceria na qual seria benéfica para ambas as partes. O que vocês acham?
Obrigada e tenha um bom dia." 
www.seublog.com | blog@seuemail.com | @seuinstagram/redes sociais

Lembrando que esse foi só um exemplo do que você pode falar com eles, para ter uma ideia. Se a loja for gringa, não esqueça de traduzir para o inglês.

Então foi isso gente, espero que eu tenha esclarecido as dúvidas de vocês e que consigam as suas parcerias. Lembre-se sempre, só porque você levou um 'não' de uma marca, não significa que você não suficientemente bom naquilo que faz. Não desista e busque sempre melhorar que o seu SIM vai chegar!

Um grande beijo, não se esqueçam de curtir a page do blog, se inscrever no canal e de seguir nas redes sociais, que estão aqui na lateral do blog.

Até o próximo post!

XOXO, Caroline Abreu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de publicar seu comentário, clique em "notifique-me" para que você possa ver a minha resposta e nos conhecermos sempre mais um pouquinho!